Supervírus pode atacar em 1º de abril, dizem especialistas
Especialistas em segurança computacional acreditam que o poderoso vírus Conficker, que já infectou milhões de computadores no mundo todo, esteja programado para executar alguma "pegadinha" em 1o de abril, dia da mentira.
» Especialistas se unem em caçada extraordinária a malware » Microsoft oferece US$ 250 mil por criador de vírus » Vírus Conficker já infecta mais de 15 milhões de PCs» Entenda o que são vírus, vermes e Cavalos de Tróia
Embora não possam determinar qual seria a ação, especialistas temem as possíveis conseqüências de um ataque programado. "É assustador pensar sobre quanto controle um hacker poderia ter sobre todos esses computadores. Eles teriam acesso a milhões de máquinas," disse Mikko Hypponen, da empresa de segurança F-Secure, ao jornal britânico The Sun.
O ataque, no entanto, pode se limitar a alguma ação específica nos computadores que já estão infectados, segundo Hypponen.
O Conficker dá a hackers acesso irrestrito aos computadores infectados, permitindo o roubo de senhas e informações pessoais, como dados bancários. O software malicioso é instalado por meio da internet e se propaga também por dispositivos de memória, como pendrives, informou o The Sun.
Para o especialista Graham Cluley, da empresa de segurança Sophos, a Microsoft fez um "bom trabalho" com atualizações de segurança para o Windows, "mas o vírus continua a infectar máquinas desatualizadas", disse ao The Sun.
Nenhum comentário:
Postar um comentário