Páginas

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Glossário de Python


Esta semana eu comecei a ler o livro Python para desenvolvedores  e me deparei com vários termos técnicos que eu ainda não conhecia.
Então resolvi postar aqui um glossário com o significado para cada termo.
OBS.: Este glossário será atualizado a medida que eu encontrar mais termos.

Glossário Python: 
  • Linguagens script: São linguagens de programação cujo código fonte é interpretado pelo programa em tempo execução. Por exemplo: o browser interpreta HTML, Javascript e Vbscript. 
  • Tipagem dinâmica: é uma característica de determinadas linguagens de programação, que não exigem declarações de tipos de dados, pois são capazes de escolher que tipo utilizar dinamicamente para cada variável, podendo alterá-lo durante a compilação ou a execução do programa.
  • Bytecode: É um código intermediário entre o código-fonte e a aplicação final. Sua característica principal é a portabilidade, já que este é interpretado por uma máquina virtual.
  • Frameworks: São coleções de componentes de software (bibliotecas, utilitários e outros) que foram projetados para serem utilizados por outros sistemas.
  • Pythonic: Algo que é compatível com as premissas de projeto do Python. (Antônimo: Unpythonic)
  • Pythonist: Usuário da linguagem Python.
Referências:
- Python para desenvolvedores
- Wikipedia

2 comentários:

  1. Boraaaaa, Pythonist...=).
    Já pagou Pascalzin, heinnn?!
    HAHAHAHAH!

    Parabéns, man.

    ResponderExcluir
  2. Vamos dizer que Pascal foi apenas um aperitivo para mim. Foi programando em Pascal que eu tomei gosto pela coisa.

    Obrigado pelo elogio!
    Agora vou entrar de cabeça em Python. Podem esperar que virão posts novos sobre o assunto em breve.

    ResponderExcluir